Economia 11º Ano – Portugal e o Resto do Mundo

Para além dos parceiros europeus e da CPLP, Portugal mantém trocas comerciais com o Resto do Mundo.
Nesta publicação vou destacar a importância das trocas comerciais entre Portugal e a China, devido ao seu forte crescimento nos últimos anos.

A China quer usar Portugal e os países de língua portuguesa como meio para a internacionalização da sua moeda, o renmimbi, um dos objetivos estratégicos do Governo de Pequim.

Artigo completo: China quer reforçar relações com Portugal para internacionalizar a sua moeda, consultado em 24 de setembro de 2016
Fonte: RTP

Na notícia seguinte, podemos verificar que o maior destino das nossas exportações são os EUA e no que diz respeito às importações, a China ocupa o lugar cimeiro.

Os EUA são agora o maior destino dos produtos portugueses fora da União Europeia (UE), com as exportações de Portugal para a maior economia do mundo a aumentarem 22%, face ao ano anterior, para 2,567 mil milhões de euros em 2015.
Nas importações, a posição cimeira é ocupada pela China, com as vendas deste país com destino a Portugal a avançarem 22%, face a 2014, para 1,778 mil milhões de euros em 2015.

Artigo completo: Exportações – Importações, consultado em 24 de setembro de 2016
Fonte: TSF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *