Economia 11.º Ano – Balança de Pagamentos

Na unidade 10 da disciplina de Economia, estudamos as relações económicas de Portugal com o resto do mundo e os respectivos registos das operações económicas. Os fluxos económicos que dão entrada num país ou são enviados para o resto do mundo são registados na Balança de Pagamentos. Esta Balança decompõem-se em três balanças, Balança Corrente (Balança de Mercadorias ou Bens, Balança de Serviços, Balança de Rendimento, Balança de Transferências Correntes), Balança de Capital (transferência de capitaus, aquisição/cedências de activos não produzidos, não financeiros), Balança Financeira (investimento directo, investimento de carteira, derivados financeiros, outro investimento, activos de reserva).
Por último, quando o saldo da Balança Corrente + Balança de Capital é positivo (capacidade líquida de financiamento externo) quando é negativo (necessidade líquida de financiamento externo).
Mais à frente aprofundarem está matéria dedicando-lhe uma publicação, mas enquanto isso não acontece fica uma noticia muito interessante sobre esta temática:

O saldo da balança corrente e de capital é o que mais beneficia com esta alteração, passando de um excedente de 1,5% para 5,2% do PIB.

Notícia completa: Económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *