Economia 10.º Ano – Inflação

– Na unidade 4, Comércio e Moeda, da disciplina de Economia A são leccionados os conceitos de inflação, deflação, estagflação.
– Estes conceitos entraram no nosso quotidiano devido à grave crise económica que estamos a atravessar e prometem continuar (infelizmente) por cá.
– A inflação é a subida inesperada, continua e generalizada dos preços dos bens e serviços (mas nem sempre a subida dos preços dos bens e serviços é um processo de inflação, pode estar relacionado com uma simples subida sazonal dos preços, mas analisarei está situação num outro post).
– Como causas desta subida dos preços temos excesso de moeda em circulação, aumento dos custos de produção e expectativas dos agentes económicos.
– Como a inflação é continua, generalizada e persistente tem como consequências a desvalorização ou depreciação da moeda e a perda do poder de compra por parte do consumidor. No caso do poder de compra, este é analisado através do Índice de Preços do Consumidor (IPC)(média dos preços de um cabaz de bens considerados representativos do consumo médio em Portugal).

O “motor” da inflação negativa é a quebra dos preços no segmento da energia, que caíram 8,9% em janeiro, superior à quebra de 6,3% em dezembro de 2014.

– A Taxa de Inflação é a taxa de crescimento do IPC entre duas datas e pode ser homóloga (mede a variação dos preços entre o mesmo mês de dois anos consecutivos), média (mede a variação dos preços ao longo dos 12 meses de um ano e do ano seguinte) e mensal (mede a variação dos preços entre dois meses consecutivos).
Deflação é o oposto de inflação, neste caso os preços dos bens e serviços descem e de forma generalizada.
Desinflação é a diminuição da taxa de inflação mas os preços continuam a subir, desta vez a ritmo inferior ao da inflação.

A inflação na zona euro passou para terreno negativo em dezembro de 2014 depois de um processo de desinflação (descida consecutiva da taxa de subida de preços) que culminou com 0,3% em novembro passado.

Estagflação, este conceito está directamente relacionado com a inflação juntando a estagnação da economia. Isto surge quando os preços dos bens e serviços sobem a um nível galopante e fazem acompanhar por elevadas taxas de desemprego.

Artigo Completo: Expresso
Explicações Economia – Porto – Póvoa de Varzim
TLM: 91 882 70 69

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *