Exame Nacional de Geografia 2020 – 2.ª Fase – Energias Renováveis, Energias Não Renováveis, Energia Elétrica e Termalismo

Exame Nacional de Geografia 2020 – 2.ª Fase – Versão 1
Questões 3-4

3. Na Figura 2, está representada a produção mensal de energia elétrica a partir de fontes de energia renovável e não renovável, com reflexo nas emissões de CO2, na Região Autónoma da Madeira (RAM), em 2018.

3.1. Identifique, com base na análise da Figura 2, dois meses em que a produção de energia elétrica com origem em fontes de energia não renovável foi superior a 60 GWh.

3.2. Considere as seguintes afirmações.

I. O ritmo de variação das emissões mensais de CO2 acompanha o ritmo de variação mensal da produção de energia elétrica com origem em fontes de energia não renovável.
II. Os meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 constituem o período do ano em que a produção de energia elétrica é mais elevada e as emissões de CO2 registam uma descida
constante.
III. Os valores mais baixos de emissões de CO2 correspondem aos valores mais baixos de produção de energia elétrica com origem em fontes de energia renovável, ao longo do ano de 2018.
IV. Nos meses de verão, a maior produção de energia com origem em fontes de energia não renovável reflete‑se no aumento das emissões de CO2.
V. No mês de dezembro de 2018, verificou-se a maior produção de energia elétrica e as maiores emissões de CO2.

Identifique, com base na análise da Figura 2, as duas afirmações verdadeiras que comprovam que
as emissões de CO2 estão relacionadas com a fonte de energia utilizada.

4. O termalismo é uma atividade económica importante, que contribui para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal continental.

Refira duas atividades do sector terciário associadas à exploração das termas, explicando como contribuem para o desenvolvimento das regiões.

Correcção: AQUI
Fonte: Iave, consultado a 10 de setembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *