Filosofia 10.º Ano – O Que é a Estética?

– A Estética, enquanto disciplina filosófica, tem no belo, no gosto e na arte, os seus principais temas de reflexão.

– A Estética não é uma disciplina recente, apesar de esta sua designação ser tardia (século XVIII). Desde Platão, no século V a. C., que se discute acerca do belo e da arte. Ao longo da história, os seus domínios não permaneceram idênticos. Na Antiguidade Clássica e na Idade Média, os filósofos, em geral, consideravam o belo como uma ideia em si, ou uma qualidade dos objetos materiais, independente do ser humano.

– No Renascimento e, sobretudo, na Modernidade, com Kant e Hume, o gosto, a competência humana para distinguir o belo do feio, tornou-se o alvo preferencial das reflexões estéticas. A explicação da ideia de belo deu lugar à compreensão do modo como o ser humano aprecia a beleza. Não interessa tanto saber o que é belo em si, mas conhecer os processos a partir dos quais o sujeito o constrói.

– Atualmente, a Estética tem na arte o seu domínio preponderante. Os filósofos contemporâneos refletem, sobretudo, sobre a arte.
Será a noção de belo subjetiva e relativa, ou objetiva e universal? Estará a beleza nas coisas, no sujeito que a perceciona, ou na relação entre os dois? Há padrões de gosto? Qual é a relação entre arte e o belo? Toda a arte tem de ser bela? É esse o critério que define uma obra de arte?
Estes são alguns dos problemas da estética entendida como disciplina filosófica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *