Filosofia 10.º Ano – Princípios de Justiça de John Rawls

A teoria da justiça de John Rawls

Princípios de justiça:
Princípio da liberdade igual, a sociedade deve assegurar a máxima liberdade para cada pessoa compatível com uma liberdade igual para todos os outros.
Princípio da oportunidade justa, as desigualdades económicas e sociais devem estar ligadas a postos e posições acessíveis a todos em condições de justa igualdade de oportunidades (alínea b do segundo princípio).
Princípio da diferença, a sociedade deve promover a distribuição igual da riqueza, exceto se a existência de desigualdades económicas e sociais gerar os maiores benefícios para os menos favorecidos (alínea a do segundo princípio).

O princípio da liberdade igual tem prioridade sobre os outros dois, e o princípio da oportunidade justa tem prioridade sobre o da diferença. Atingido um nível de bem-estar acima da luta pela sobrevivência, a liberdade tem prioridade absoluta sobre o bem-estar económico ou a igualdade de oportunidades, o que faz de Rawls um liberal. A liberdade está, digamos, fora da agenda política – é inegociável. A liberdade de expressão e de religião, assim como outras liberdades, são direitos que não podem ser violados por considerações económicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *